O Festival Diwali, também conhecido como o Festival das Luzes, é uma das celebrações mais importantes na Índia, marcando a vitória do bem sobre o mal, da luz sobre as trevas. Durante este evento, as casas são decoradas com lanternas e luzes coloridas, simbolizando a chegada da prosperidade e da felicidade. As famílias se reúnem para trocar presentes, compartilhar doces e fazer orações em honra à deusa Lakshmi, que representa a riqueza e a fortuna. Além disso, fogos de artifício iluminam o céu noturno, criando um espetáculo visual deslumbrante. O Diwali é uma celebração de união, renovação e esperança, que une pessoas de diferentes origens e crenças em uma atmosfera de alegria e gratidão.
1º Dia (Sábado) 26 de Outubro 2024 – Delhi
Chegada ao aeroporto de Delhi. Em sua chegada terá uma recepção tradicional indiana de boas-vindas e em seguida, traslado para o hotel. Os quartos estarão disponíveis para o check-in a partir das 14h. Acomodação e pernoite. Delhi é uma das cidades mais antigas do mundo. Abrangendo uma grande atmosfera de cultura e história, divididas em Antiga Delhi e a Moderna Nova Delhi. Aqui temos a combinação perfeita entre o velho e o novo mundo, uma opção fascinante para explorar.
2º Dia (Domingo) 27 de Outubro 2024 – Delhi
Café da manhã no hotel. Pela manhã, visitaremos Old Delhi, passando pelo Forte Vermelho, construído pelo imperador Mughal Shah Jahan. Desfrute de um passeio de riquixá (carrinho típico local) em Chandni Chowk, um dos maiores e mais antigos bazares da Índia. Atravessado por ruas estreitas ladeadas por lojas que lutam por espaço, Chandni Chowk dá a sensação de fazer compras na velha Delhi. Desde a era do século 17, este lugar é justamente chamado de “paraíso do comprador” em Delhi. Durante o reinado de Shah Jahan, havia um canal arborizado passando por seu centro e refletindo a lua. Daí surgiu o nome “Chandni Chowk”;que significa “lugar ao luar”. Em seguida, visitamos a Mesquita Jama, a maior mesquita da Índia. Visitaremos também o Gurudwara, o Templo da religião Sikh, uma beleza arquitetônica.Sikhs por sua religião realizavam a Seva (Sewa), abreviação da palavra Karseva que refere-se a” serviço altruísta”, trabalho ou serviço realizado sem qualquer pensamento de recompensa oubenefício pessoal. Os voluntários que participam do Seva são conhecidos como Sevadars.Durante sua visita à cozinha, teremos a oportunidade de se tornar um sevadar e participar dacozinha fazendo chapatis (omelete indiana), ajudando a preparar lentilhas, legumes e servindoos muitos sentados esperando pela comida. É uma experiência muito edificante porque, dealguma forma, eles estão retribuindo à comunidade/pessoas. Almoço em restaurante local(incluído). À tarde, visitaremos de Nova Delhi. Visitaremos o Qutub Minar, uma gigantescatorre de 72m, construída pelo primeiro governante muçulmano da Índia, Qutub-ud-din Aibak.Mais tarde, visitaremos Gandhi Smriti (também chamado de Birla House), local onde MahatmaGandhi passou os últimos 144 dias de sua vida e foi assassinado em 30 de janeiro de 1948.Faremos também um passeio pelos prédios do governo, Rashtrapati Bhawan (residência doPresidente da Índia), o Parlamento e o Portão da Índia (Arco do Triunfo). Retorno ao hotel, acomodação e pernoite.
3º Dia (2ª feira) 28 de Outubro 2024 – Delhi / Agra
Café da manhã. Pela manhã saída por estrada com destino a Agra (Aproximadamente 210kms,3-4horas). Agra é uma cidade antiga, como é mencionada no grande livro épico ‘Mahabharata’ ,e foi o centro das atenções durante o reinado dos mongóis. É famosa por ser o lar de uma dassete maravilhas do mundo, o Taj Mahal. O Taj Mahal é um monumento de tal elegância que éconsiderado sinônimo de beleza em si. Chegada em Agra e traslado para o hotel. Pela tarde faremos uma visita ao Forte de Agra, uma imponente fortaleza nas margens do Rio Yamuna, construída pelo imperador Mogol Akbar em 1565 DC. Ao pôr do sol visitaremos o Taj Mahal. O monumento mais fascinante e bonito da Índia. O Taj Mahal foi concluído em 1653 DC pelo imperador Mogol Shah Jahan, em memória da sua rainha favorita, Mumtaz Mahal. Este monumento perfeitamente simétrico situa-se no meio de belíssimos jardins e levou 22 anos de trabalho forçado e 20.000 trabalhadores, entre pedreiros, joalheiros e outros profissionais para sua construção. Retorno ao hotel, acomodação e pernoite.
4º Dia (3ª feira) 29 de Outubro 2024 – Agra / Japiur
Café da manhã. Pela manhã, saída por estrada para Jaipur (Aproximadamente 240kms, 5-6 horas). No caminho visitaremos Abhaneri para ver o poço Chand Baori, com seu desenho geométrico e seu labirinto de degraus e para explorar seus arredores rural. Almoço em restaurante local incluído no trajeto. Após a visita, continuaremos a viagem pela estrada até a cidade de Jaipur, Capital do Rajasthan, também conhecida como “A Cidade Rosa”. A Velha cidade se tornou cor de terracota em 1876 para saudar o Príncipe Albert. Após sua chegada, traslado para o hotel. Acomodação e pernoite.
5º Dia (4ª feira) 30 de Outubro 2024 – Jaipur
Café da manhã. Pela manhã visita ao Forte de Âmbar com subida e retorno de/para em jipe. O Forte Amber, situado na colina pitoresca e acidentada é uma mistura fascinante de arquitetura hindu e Mogol. Construído por um dos generais de maior confiança de Akbar, Maharaja Man Singh I, no ano de 1592 o Forte Amber serviu como residência principal dos governantes Rajput. O Forte Amber através de suas grandes muralhas, vários portões e caminhos pavimentadas tem vista para o Lago Maotha na cidade de Amer, que costumava ser a capitaldo antigo estado principesco de Jaipur. Iremos visitar o maravilhoso e restaurado Jal Mahal,um antigo pavilhão real de prazer. Em seguida vamos atravessar o maravilhoso e restauradoJal Mahal, um antigo pavilhão real de prazer. À tarde explore os exóticos ‘Bazares’ de Jaipurpara descobrir a riqueza artística da região e vivenciar as compras de festival de luzes – Diwali:roupas coloridas com enfeites, acessórios para decoração de casa, diya (vela de barro) parailuminar a casa etc. É a oportunidade perfeita para conhecer a população local com suasfamílias fazendo compras. Nesta parada no bazar de Jaipur, também haverá oportunidade de fazer uma tradicional (e temporária) tatuagem de henna (para as mulheres que desejarem fazer), com desenhos vibrantes ou se preferir, podem ser nomes de seus entes queridos. Ao retornar ao hotel, seu traje tradicional espera por você em seu quarto: com turbantes masculinos e pulseiras indianas com um par de bindi (ponto pequeno) com convite de uma família com seu nome colocado em cima de um envelope feito à mão. A seguir, teremos a experiência do Festival de Luzes Diwali. Desça até o lobby com suas roupas indianas e saímos para o centro histórico onde os riquixás (triciclo) nos esperam, desfrutando de um passeio pelo centro histórico e contemplando os coloridos mercados e toda a cidade iluminada por velas e luzes. Chegada ao Haveli onde a família residente nos recebe. Participe na confecção de Rangoli, também conhecido como kolam, um tipo de arte popular indiana. Rangoli é uma série de desenhos decorativos feitos nos pisos de corredores e pátios durante os festivais hindus. A seguir iluminamos a casa com diyas (velas feitas de terra). É hora de orar a Laxmi, a deusa da prosperidade e do dinheiro. No final desfrutaremos de apresentações de diferentes formas de música e danças folclóricas com um jantar caseiro para ter a experiência gastronómica e participar na explosão de fogos de artifício que também faz parte integrante do festival. Para dizer adeus à tarde cheia de experiências e adoração, erguendo as lanternas para o céu. Retorno ao hotel, acomodação e pernoite.
6º Dia (5ª feira) 31 Outubro 2024 – Jaipur
Café da manhã. Pela manhã visita ao Palácio da cidade e Museu. Visitaremos o Hawa Mahal ouo Palácio dos ventos, com sua fachada de cinco andares e 593 janelas de treliça de pedra, é umemblema da cidade de Jaipur. Visitaremos também o o Jantar Mantar ou Observatório Astronômico. Este é o maior e melhor dos cinco observatórios construídos por Jai Singh II emdiferentes partes do país. Mais tarde, desfrutaremos de um passeio de Tuk-Tuk para exploraros exóticos ‘bazares’; de Jaipur para descobrir a riqueza artística da região, visitando ‘BapuBazar’ (para têxteis),’ Tripolia bazar’ (objetos de hardware e bronze) e ‘e’ Johari Bazar ‘(parajoias). Caminhe por frutas, vegetais, especiarias, visite pequenos templos e interaja com as pessoas locais. À tarde passaremos por Patrika Gate, um dos lugares mais fotografados de Jaipur. Embora o portão seja apenas uma das muitas maravilhas arquitetônicas de Jaipur, o design opulento é verdadeiramente impressionante. E as passarelas vibrantes e intrincadas servem como um verdadeiro reflexo da cultura do Rajastão. Visitaremos também o templo dos macacos Galtaji. O templo Galta é um complexo localizado a cerca de 10 km de Jaipur e vale a pena visitar, pois consiste em vários templos e lagoas de água sagrada. São muitos os peregrinos que aqui vêm porque se diz que aqui viveu um santo chamado Galav, praticando meditação e fazendo penitência. Hoje é popular pela quantidade de macacos que abriga, ficando conhecido como Templo dos Macacos. Retorno ao hotel, acomodação e pernoite.
7º Dia (6ª feira) 01 Novembro 2024 – Jaipur / Delhi
Café da manhã. Pela manhã, saída por estrada até Delhi (aproximadamente 210kms / 3h-4h). Ao chegar em Delhi, visitaremos o Templo de Lótus ou Templo Bahai, famoso por sua forma de flor de lótus. Depois visitaremos o Templo de Akshardham, uma verdadeira obra de arte construída muito recentemente graças às doações de milhares de hindus ricos. É um lugar que resume 10.000 anos de cultura, com toda a sua imponência, beleza, esperança e bênçãos. Retorno ao hotel, acomodação e pernoite.
8º Dia (Sábado) 02 Novembro 2024 – Delhi
Café da manhã no hotel e check out. Em horário oportuno, traslado ao Aeroporto de Delhipara embarque em voo com destino a sua cidade de origem ou próximo destino.
O que inclui:
O que não inclui: